Robótica Aplicada

A VIAMAKER é uma empresa brasileira com atuação em todo o território nacional e especializada em integrar novas tecnologias à educação. “Maker” é uma palavra inglesa, que na tradução livre significa “Faça você mesmo”. Através da robótica, dentro de nossa metodologia, fornecemos subsídios tecnológicos e comportamentais para preparar o aluno para resolver problemas, de forma independente ou em equipe, e propomos, além de ser usuário, que seja também construtor de tecnologia, seja qual for a profissão que escolha. O Modelo de Educação Tecnológica é fundamentado nos quatro pilares da educação e reforça a ideia de que é por meio de projetos que se exercita o aprender a fazer. Ele não estimula apenas a construção de objetos utilizando os kits educacionais da LEGO® – trata-se de um processo que tem um objetivo bem definido e delineado. Nesses projetos, os alunos são avaliados pelo que aprenderam na interação com o meio e com os objetos à sua disposição (kits educacionais da LEGO, mediações, materiais didáticos e softwares). Por isso a avaliação é feita durante o processo, por meio das qualidades pessoais, evidenciando o pilar do aprender a ser. Os alunos trabalham em equipes, criando um ambiente favorável às relações interpessoais e à socialização – e o aprender a conviver se integra ao processo pedagógico de forma orgânica. Ainda no modelo pedagógico há o pilar do aprender a pensar, representado pelas situações-problema trabalhadas em todas as atividades, ampliando o repertório de conhecimento dos alunos e potencializando o processo de ensino e aprendizagem. Em sua metodologia a LEGO® Education possibilita o desenvolvimento da criatividade, do trabalho em equipe, da ética e da cidadania, além de promover o relacionamento entre as pessoas. Assim, permite ao educador praticar ações que desenvolvam motivação, memória, linguagem, atenção, percepção e emoção. Essa metodologia inovadora contempla quatro fases: contextualizar, construir, analisar e continuar.

Robótica Aplicada Robótica Aplicada