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Normas

Acessórios

I.  É proibido, durante o período de aulas e avaliações, o uso de equipamentos eletrônicos áudio e vídeo, calculadora, telefone celular, etc.;
II.   Fica proibido também uso de chicletes, spray, pincel atômico, adornos pessoais, óculos escuros, revistas e impressos com gravuras ou escritos que contrariem a moral, armas ou objetos cortantes (estilete, facas, ou chaves de fenda), explosivos ou qualquer outro objeto nocivo à saúde e à integridade física;
III.  Os objetos trazidos desnecessariamente à sala de aula, tais como celulares, aparelhos eletrônicos, acessórios, brinquedos, entre outros, estarão sob pena de serem recolhidos e posteriormente devolvidos aos pais ou responsáveis (Não sendo responsabilidade da escola).

Convivência Fraterna 
I  Não será permitido namoro nas dependências da escola, bem como nas suas imediações. O casal flagrado será orientado à não reincidência. Caso a situação persista, será passível de penalidades previstas no Regimento Escolar;
II  Não será permitido ao aluno o acesso à sala dos professores;
III  O aluno deverá permanecer em sala de aula no momento da permuta do professor; IV  Após o término do intervalo, o aluno deverá retomar imediatamente à sala de aula, não sendo permitida sua entrada após o ingresso do professor;
V  Após o início da aula, o aluno não poderá solicitar ao professor permissão para se retirar da sala, exceto em casos emergenciais;
VI  O período do intervalo servirá para que os alunos resolvam suas pendências dentro da escola, quando possível, do contrário devem ser sanados no turno oposto ao que estuda;
VII  Não será permitido ao aluno ocupar-se, durante as aulas, de trabalhos alheios às mesmas;
VIII  Não será permitido ao aluno portar ou fazer uso de cigarros, bebidas alcoólicas ou substâncias tóxicas no interior e nas imediações do estabelecimento;
IX É terminantemente proibido o uso dos equipamentos de informática para finalidades diferentes do conteúdo programático da escola especialmente o acesso pela Internet a assuntos de conteúdo pornográfico ou que firam a ética, a moral e os bons costumes.  Desobedecendo esta determinação o aluno estará passível de receber as medidas educativas previstas no Regimento Escolar e neste Manual;
X Não será admissível ao aluno grito, algazarra, barulho ou qualquer desordem em sala de aula, no pátio, nos corredores, bem como nas imediações do colégio, ou ainda fazer lanches fora de hora;
XI Não será permitido ao aluno incentivar nem participar de faltas coletivas às aulas ou manifestações de agravo de qualquer natureza dentro ou nas imediações do recinto escolar;
XII O aluno só poderá ausentar-se do Estabelecimento antes do término das aulas com a presença do pai ou responsável. A liberação por telefone só poderá ser feita mediante contato da coordenação com o responsável;
XIII É proibido ao aluno praticar dentro ou fora do colégio ato ofensivo à moral, ao civismo e aos bons costumes;
XIV O aluno que pichar, riscar e/ou danificar paredes, portas, carteiras ou quaisquer objetos pertencentes ao patrimônio da Escola pagará o valor correspondente ao objeto danificado, além de receber outras penalidades de ordem disciplinar, pois são de responsabilidade do aluno o zelo e a conservação do ambiente escolar;
XV O aluno deverá trazer diariamente para sala de aula todos os materiais pedagógicos necessários (livros, cadernos e demais materiais exigidos previamente pelo professor);

XVI São de inteira responsabilidade do aluno os devidos cuidados com seus pertences, devendo mantê-los consigo e guardá-los quando não estiver em uso. A Instituição não se responsabilizará por possíveis perdas de qualquer material didático ou objeto trazido pelo aluno;
XVII Todo material do aluno (inclusive esportivo) deve estar devidamente identificado. A identificação deve conter informações básicas: nome completo, turma, turno e número de telefone;
XVIII  Durante o período de aula, os alunos que por algum motivo atípico estiverem de horário vago, ficam terminantemente proibidos de se posicionarem às portas das salas. A mesma norma é aplicada após o término das avaliações;
XIX  É de fundamental importância a disciplina na sala de aula. Alunos convidados pelo professor a retirarem-se deste local serão conduzidos à coordenação de disciplina e estimulados a desenvolver atividades pedagógicas extraclasse.
XX  Cada aluno terá seu cadastro no Sistema Acadêmico, no qual serão feitas as devidas anotações relativas a sua conduta escolar no decorrer do período letivo;
XXI. Agressão física e verbal, apelidos e pronúncia de palavras que desrespeitem a qualquer funcionário e/ou o colega serão consideradas faltas graves, ainda que sejam em tom de brincadeira;
XXII   Os disciplinadores deverão ser respeitados e terão autonomia de conduzir e/ou encaminhar o aluno à coordenação, caso o mesmo se encontre em desarmonia com a disciplina escolar;
XXIII  Caso a turma deseje realizar algum evento na sala de aula ou mesmo nas dependências da escola, deverá requerer autorização à coordenação, que apreciará a solicitação para posteriormente autorizá-la ou não. Eventos promovidos sem autorização do coordenador e sem a presença de um professor ou disciplinador responsável serão, de imediato, cancelados e a turma será responsabilizada;
XXIV Será considerada falta grave: alterar, rasurar e fazer anotações não verdadeiras em documentos escolares;
Para realização das Avaliações
I. O calendário das avaliações será divulgado no site e nos murais da Escola antecipadamente. As demais atividades avaliativas serão marcadas pelos professores da  disciplina.
II. Cada aluno deverá trazer consigo todo material necessário para a prova conforme  orientação do professor, pois não será permitido o empréstimo durante a sua aplicação;
III. A comprovação de meios fraudulentos (cola) implicará nota zero na avaliação em questão, sem direito à segunda chamada. Lembrando que tal atitude é inapelável; IV. O aluno não poderá rabiscar, amassar ou usar corretivo nas avaliações, sob pena de  perder o direito à revisão da questão;
V.  O aluno que chegar atrasado deve se dirigir à coordenação para os devidos encaminhamentos. Neste caso, o tempo para realização da avaliação será o que resta, sem prorrogação, salvo em simulados, onde não haverá tolerância aos atrasos;
VI.   O aluno deverá entregar os trabalhos nas datas estabelecidas pelo professor. Vencida a data, não serão mais aceitos, salvo justificativa ao próprio professor;
VII.  A prova corrigida só será entregue ao aluno a qual pertence;
VIII. É vetada o uso de celulares e outros eletrônicos durante o período das avaliações; IX.  Detectado erro na avaliação, o aluno terá 48hs para solicitar ao professor, revisão.
(Regimento: artigos 66 a 84)
FUNDAMENTAL  I  E  II  E  MÉDIO 
O ano letivo será dividido em quatro unidades: Em cada unidade letiva serão desenvolvidas as atividades de ensino-aprendizagem e as respectivas avaliações contínuas e progressivas, compreendendo, trabalho de pesquisa, apresentação de seminários, provas e atividades avaliativas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. I –  Será promovido no final da IV Unidade, o aluno que obtiver o total de 60 (sessenta) pontos ou mais, o que equivale a ter Média das Unidades (MUs) igual ou superior a 6,0 (seis) em cada disciplina e média 5,0 (cinco) após estudos de Recuperação Final  (RF); II – A frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) ao total de aulas letivas. Para fins de resultado final, será somado as notas referentes a cada unidade e divide-se  por 4 (quatro). Conforme orientação: Apuradas as notas acumuladas durante as quatro unidades, reunir-seá o Conselho de Classe para avaliar o desempenho do aluno durante todo o ano letivo, tendo em vista sua promoção ou estudos de recuperação.
EDUCAÇÃO INFANTIL
 Na Educação Infantil, a avaliação é realizada diariamente pela observação dos professores, pelo acompanhamento da equipe pedagógica em suas observações em sala de aula, entrevistas com o professor e análise da produção do aluno, tendo como base os objetivos a atingir, e é concluída no Conselho de Classe, traduzida em Relatório de Acompanhamento semestral do aluno, com descrição conceitual a partir das habilidades e competências que se propõe para a criança conforme cada etapa.  O Conselho de Classe ocorre semestralmente e o Relatório de Acompanhamento é entregue aos pais ou responsáveis em entrevista com os professores de classe.